A Recepção da Ginástica Sueca em Portugal nas Primeiras Décadas do Século Xx: Conformidades e Dissensões Culturais e Políticas

Por: António Carlos Correia e Luís Miguel Carvalho.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O artigo aborda a presença persistente da ‘‘ginástica sueca’’ como referente principal da educação física em contexto escolar em Portugal, nas primeiras décadas do século XX, e as recepções distintas de que foi alvo. Numa primeira parte, o texto centra-se na compreensão da centralidade adquirida pela ‘‘ginástica sueca’’, em múltiplos contextos geopolíticos, no contexto da consolidação do projeto da escola de massas. Numa segunda parte, o texto documenta e analisa algumas deslocac¸ões interpretativas ocorridas na recepção da ‘‘ginástica sueca’’ em Portugal, entre 1920 e 1940, bem como os realinhamentos educativos, sociais e políticos que acompanharam esses conflitos sobre a sua ‘‘correta’’ mobilização para o contexto escolar português.

Endereço: http://oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/2097

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.