A Reconstrução do Jornalismo Esportivo, o Movimento Social e a Academia: Uma Experiência Educacional Unindo Teoria e Prática no Compromisso com a Sociedade

Por: Carlos Felipe Lacerda Ramalho, Gabriela Vicente Martins, Isabella Neiva, Júlio Roberto Lacerda Bozeti, Leandro de Sousa Mendes, Nilton José dos Reis Rocha e Petras de Sousa David.

XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O caminho feito pelo do projeto Doutores da Bola, jornalismo esportivo dos alunos do Curso de Comunicação da UFG, pela Rádio Universitária mais que curiosa, é inquietante. Do ressurgimento em 2000, depois de um vácuo de quase dez anos, com transmissões dos jogos do futebol profissional, o grupo acabou , em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, fazendo cobertura também do futebol de várzea, a copa Interbairros . Experiência que vai marcar e modificar , talvez para sempre, a trajetória do projeto e de seus integrantes. Ou seja, a descoberta do mundo da periferia, com suas tramas, abandono, belezas e solidariedade. O choque que leva a equipe a, de um lado, priorizar este universo de trabalho e, por outro, a compreender a importância da relação contínua teoria-e-prática para construção do jornalismo que a sociedade reivindica.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/index.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.