A Recreação e o Lazer na Formação Profissional em Educação Física: Um Estudo em Instituições de Ensino Superior em Goiás (brasil)

Por: Fernando Resende Cavalcante e Humberto Luís Inácio.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este estudo identificou a existência e natureza de disciplinas de recreação e lazer nos cursos de formação profissional em Educação Física, no Estado de Goiás, Brasil. O estudo, de tipo descritivo-exploratório com análise de conteúdo, teve como fonte primária os PPCs e grades curriculares dos cursos disponíveis on line num total de 14 cursos de 10 instituições. Os resultados indicam que todos os cursos apresentam ao menos uma disciplina neste campo. Foi encontrada apenas uma disciplina com menção isolada ao termo recreação e uma outra chamada Recreação Especial; encontraram-se cinco que mencionam apenas o lazer, sendo as demais com associação dos dois termos e iniciadas por ‘fundamentos pedagógicos’, ‘fundamentos metodológicos’, ‘estudos’ ou ‘introdução’. A carga horária variou entre 40 e 72 horas e estão situadas entre o primeiro e o sétimo semestres da grade curricular, com o primeiro semestre sendo o mais frequente (4 cursos). Os resultados indicam um consenso sobre a pertinência deste campo para a formação profissional em Educação Física. Os dados sugerem que não há diferenças significativas no seu enquadramento entre os currículos de licenciatura e de bacharelado, indicando necessidade de uma análise mais aprofundada e maiores estudos para identificar as peculiaridades no perfil desejável do egresso e das intervenções profissionais decorrentes.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.