A Recuperação Curta Aumenta o Risco de Danos Musculares nos High Responders

Por: Jeffrey M Willardson e .

Medicine & Science in Sports & Exercice - v.42 - n.7 - 2010

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: analisar a atividade sérica da creatina quinase após sessões de exercício resistido com diferentes intervalos de recuperação entre séries e exercícios em indivíduos High Responders (HR) e Normal Responders (NR).

MÉTODOS: Durante cada sessão de exercícios resistido, três séries com cargas de 10 RM foram realizados para supino reto, puxada no pulley, rosca bíceps, tríceps no pulley, cadeira extensora, e mesa flexora. Cada sessão diferiu no tempo do intervalo de descanso entre as séries e exercícios, especificamente: 1 min e 3 min. Após a análise de sangue, os indivíduos foram separados em High Responders (HR) ou Normal Responders (NR), com base no pico da atividade sérica de CK (90% percentil).

RESULTADOS: O volume (carga x repetições x séries) foi significativamente maior para a sessão de 3 min versus a sessão 1 min, sem diferenças significativas entre os grupos HR e NR. Para o grupo NR a CK sérica foi significativamente elevada de 24h a 72h após cada sessão, sem diferenças significativas entre as séries. Por outro lado, para o grupo de HR, a sessão de 1 min resultou em níveis séricos de CK aproximadamente 70% maior do que a sessão de 3 min em 48h e 72h.

CONCLUSÃO: A principal conclusão do estudo foi que o grupo de HR experimentou uma resposta de CK significativamente maior quando se usou intervalos curtos de descanso entre as séries. Por outro lado, para o grupo NR, as respostas CK não foram significativamente diferentes entre as séries. Esses achados podem ter implicações para a prescrição de exercícios resistidos em que alguns indivíduos que poderiam ser menos tolerante com intervalos mais curtos de descanso entre as séries com mais micro-trauma músculo esquelético.

(Trad. Paulo Azevedo)

Endereço: http://journals.lww.com/acsm-msse/Abstract/publishahead/Short_Recovery_Augments_the_Magnitude_of_Muscle.99308.aspx

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.