A Reeducação do Movimento Respiratório em Relação Aos Domínios Psicológicos e Motor em Idosos.

Por: Patrícia Mano Trindade.

143 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVOS: verificar os efeitos do treinamento de reeducação do movimento respiratório sobre os domínios psico-motor do idoso. O interesse é conhecer e descrever o movimento respiratório verificando as possíveis alterações no mesmo e nos processos de memorização de curto-prazo e de auto-avaliação dos estados emocionais do idoso, antes e depois da reeducação. SUJEITOS: Grupo de 21 sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 61 a 76 anos, extraído do Núcleo de Pesquisa de Atividade Física para a Terceira Idade do Sesc de Campinas. MÉTODO: Entrevista e procedimento experimental, compreendido pelo levantamento de dados do movimento respiratório, da auto-avaliação dos estados emocionais através do POMS e da memorização de curto-prazo. RESULTADOS: As diferenças significativas entre os resultados anteriores e posteriores ao treinamento apontam para as seguintes relações com os indicadores psico-motores analisados: ,- Ampliação e harmonização do movimento respiratório após o treinamento corporal. - Aumento de objetos memorizados no experimento. - Mudanças na auto-avaliação dos estados emocionais nos fatores "raiva" e "fadiga".

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=905&listaDetalhes%5B%5D=905&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.