Resumo

No final da década de 80 e durante a década de 90, o Brasil recebeu a influência de educadores americanos e europeus preconizando uma mudança no processo de formação de professores, buscando garantir que, tanto futuros professores, quanto aqueles em situação de serviço, desenvolvessem e/ou aperfeiçassem suas habilidades crítico-reflexivas, através de propostas de refletirem durante a sua ação didática e, continuamente, sobre a sua ação. Este estudo visa apresentar uma proposta prática, baseada nestes fundamentos teóricos, através do relato de uma experiência didática, participativa, realizada na disciplina de Prática de Ensino em Educação Física, durante o segundo semestre letivo de 1997, na Universidade Federal de Santa Maria-RS, envolvendo doze acadêmicos. Durante o processo, aulas foram observadas, aulas foram filmadas, relatórios pós-aulas foram feitos, aulas foram analisadas e discutidas durante as reuniões semanais. Nesta trajetória de acontecimentos, num olhar global sobre o desenvolvimento do estudo, foi possível fazermos um “balanço positivo” do processo reflexivo, pois todos os envolvidos demonstraram interesse e disponibilidade, proporcionando uma grande abertura para que pudéssemos trabalhar em conjunto, sendo que percebemos os professores/ estagiários imbuídos do desejo de (re)pensarem a sua prática pedagógica. Entretanto, foi difícil avaliar o nível de aprofundamento da reflexão de cada professor/estagiário. O que valeu serão os frutos que irão resultar desta árvore (da reflexão) plantada.

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