A Reinserção dos Jogos Populares nos Programas Escolares

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Motrivivência - v.8 - n.9 - 1996

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Resumo

Este artigo propõe a reinserção dos jogos populares e dos brinquedos cantados nos programas escolares de educação física concebidos sob um enfoque multicultural. Na primeira parte, são conceituados os termos jogo, brincadeira, brinquedo cantado, parlenda e conteste, e discutida a Teoria da transfiguração, de Marinho (1953). Na segunda são apresentados alguns resultados de pesquisas que buscaram resgatar as experiências de grupos de idosos em relação a jogos, brincadeiras e brinquedos cantados. Com base nesses resultados argumenta-se que, possivelmente, a classe trabalhadora se tornou repositória de brincadeira, brinquedos cantados e jogos que foram sendo perdidos (ou transformados) em conseqüência dos processos de urbanização e industrialização. Finalmente, discute-se as dificuldades inerentes a essa proposta de reinserção.

Endereço: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5655

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