A Relação dos Alunos com os Saberes nas Aulas de Educação Física

Por: , , Matheus Lima Frossard, Sayonara Cunha de Paula e Wagner dos Santo.

Revista da Educação Física - UEM - v.27 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa objetiva compreender a relação que os alunos estabelecem com os saberes aprendidos na Educação Física escolar e suas implicações para a constituição da especificidade desse componente curricular. Do tipo narrativa, define como colaboradores alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Vitória/Espírito Santo, sendo 30 discentes do 6º ano e 25 do 9º ano. Possui como instrumentos para produção das fontes: desenhos, explicações sobre os desenhos, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Pelo fato de a Educação Física ser uma disciplina que trabalha com as experiências e práticas corporais, os alunos tendem a associar o aprendizado dos conteúdos à ludicidade e ao prazer. Para compreender essa associação, analisam-se os processos de escolarização e a inserção da Educação Física nesse contexto.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29052

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.