A Relação Entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais na Formação em Educação Física do CEFD/UFSM

Parte de Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenário do CEFD/UFSM . páginas 265

Resumo

Historicamente a Educação Física brasileira baseou-se nas Ciências Naturais para construir a sua área de conhecimento (Bracht, 2003; Kunz, 2001), com a década de 80 sendo considerada o momento em que surge o chamado “movimento crítico” da Educação Física, pautado nos conhecimentos das Ciências Sociais. Esta hegemonia das Ciências Naturais acarretou para a Educação Física uma divisão entre conhecimentos do âmbito social e conheci- mentos biológicos, causando na área, no que se refere a sua prática pedagógica, o que Bracht (2009) chama de “equívocos/ mal-entendidos”. O autor constata quatro equívocos, decorrentes desta dicotomia e que envolvem uma discussão referente ao esporte.2 São eles: “Quem critica o esporte é contra o esporte.”;“Tratar criticamente o esporte nas aulas de Educação Física é ser contra a técnica esportiva.”; “Os do rendimento versus os do lúdico.”; “Criticar o esporte é abandonar o movimento em favor da reflexão.”