A Relação Entre as Estruturas Interpessoais na Formação Inicial e a Competência Profissional Percebida em Educação Física e Desportos de Formandos Brasileiros e Portugueses

Por: .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo, de cunho descritivo, teve por objetivo analisar a relação entre as estruturas interpessoais na formação inicial universitária em Educação Física e Desportos e a competência profissional percebida de formandos brasileiros e portugueses. Participaram da investigação 282 estudantes formandos do curso de licenciatura em Educação Física e Desportos de instituições públicas de ensino universitário, sendo 118 estudantes brasileiros e 164 estudantes portugueses. Como instrumento de medida foi utilizado o ECPEFD (Escala de Competência Profissional Percebida em Educação Física e Desportos) que constitui uma escala de medida de eficácia pessoal que engloba as dimensões de conhecimentos e habilidades profissionais. Na análise estatística dos dados foram empregados os procedimentos de estatística não-paramétrica disponíveis nos programas SPSS e Statview. Os resultados revelaram que, embora os formandos brasileiros e portugueses partilham de forma similar os indicadores de maior e menor domínio de conhecimentos e habilidades profissionais, os formandos portugueses apresentam nível de competência profissional percebida mais elevada que os formandos brasileiros, o que indica que estão menos sujeitos a problemas de ajustamento profissional. De um modo geral, os dados encontrados no estudo não providenciaram evidências suficientes de relação de causalidade entre as estruturas interpessoais da formação inicial e a competência profissional percebida. As investigações futuras necessitam ater-se as características instigativas do indivíduo e do ambiente para verificar se de fato a maior participação dos alunos nas tomadas de decisões e o seu maior envolvimento no processo de ensino-aprendizagem estão associados a níveis mais elevados de competência profissional percebida.

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.