A Relação Entre as Experiências Vividas Pelos Professores de Educação Física e a Sua Prática Pedagógica: Um Estudo de Caso

Por: Mônica Urroz Sanchotene.

187 páginas. 2007 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender qual a relação que se estabelece entre as experiências vividas pelos professores de educação física e a prática pedagógica por eles desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Neste sentido, a aproximação ao problema e as interpretações fundamentaram-se nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. As opções metodológicas pela abordagem qualitativa e pelo estudo de caso etnográfico estão vinculadas ao interesse de desvendar as teorizações implícitas dos professores e as rotinas de sua prática. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de informações: observações participantes com registro em diário de campo, análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas e entrevista escrita. Com a intenção de construir conhecimento de forma dialógica, a pesquisa foi apresentada aos professores colaboradores do estudo e suas impressões a respeito de todo o processo e das considerações finais constam no posfácio desta dissertação. A pesquisa empírica foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino (RMEPOA), com 7 professores de educação física e revelou que suas práticas constituem-se de um saber plural, derivado de suas experiências escolares, de suas vivências esportivas, de sua formação inicial e permanente e de suas aulas na escola. Entretanto, a prática pedagógica não é desenvolvida apenas baseada rotinas e em improvisações. Os professores refletem a respeito de suas experiências, amparando-se em diferentes fontes de conhecimento.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12165

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.