A Relação Entre a Potência dos Membros Inferiores no Treinamento Fora da água e a Velocidade de Virada em Nadadores de Elite

Por: D. J. Frost e J. Jones Cronin.

Journal of Swimming Research - v.17 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O treinamento de força fora da água é realizado com o objetivo de aumentar a força e a potência dos músculos específicos para o desempenho na natação. Para a realização das viradas na piscina, a potência das pernas é considerada importante. O objetivo deste estudo foi determinar se a potência dos membros inferiores no agachamento com salto, salto com contra-movimento (braços mantidos no quadril) e salto vertical tem correlação significativa com a capacidade de realização da virada, e se estes saltos se diferenciam entre os nadadores com habilidade para a realização de uma virada rápida e lenta. A velocidade da virada (V2-4m, V4-6m, V6-8m e V8-10m) de 67 nadadores do Instituto Australiano para o Desenvolvimento do Esporte de Elite (Australian Institute of Sport Elite Development Squad) foram avaliadas usando análise de vídeo e então comparados com os valores de potência dos membros inferiores. Todas as variáveis independentes apresentaram correlação apenas de baixa-moderada (r =0,28-0,41), apesar de significativas (P < 0,05), com a velocidade de virada inicial (V2-4m). Nenhuma medida antropométrica ou de potência correlacionou-se significativamente com a velocidade V6-8m a V8-10m. Valores significativamente maiores no agachamento com salto com 30 kg (8,4%), altura no salto com contra-movimento (8,8%), altura do salto vertical (9,0%) e velocidade após a virada (7,2%) para os nadadores mais rápidos para V2-4m. De qualquer forma, as diferenças entre grupos não foram tão evidentes após os 3 metros. É possível que o exercício utilizado na pesquisa tenha pouca especificidade, ou que a técnica de virada tenha maior importância do que a potência nos membros inferiores.(Tradução Guilherme Tucher)

Endereço: http://direct.bl.uk/bld/PlaceOrder.do?UIN=214002484&ETOC=RN&from=searchengine

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.