A Relação Entre o Nível de Condicionamento Aeróbico, Execução de Uma Pista de Obstáculos e o Rendimento em Um Teste de Tiro

Por: Adriano da Costa Dias e .

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.11 - n.6 - 2005

Send to Kindle


Resumo

A preparação do militar para o combate é baseada na instrução militar que tem como fundamento a representação do campo de batalha. Entre as principais instruções estão a pista de obstáculos e a execução do tiro. O objetivo deste estudo foi verificar a influência do nível de condicionamento aeróbico sobre o rendimento na execução de uma pista de obstáculos e a realização de um teste de tiro em integrantes do Exército Brasileiro. Procurou-se, também, verificar a influência da execução de uma pista de obstáculos sobre a execução de um teste de tiro. O citado rendimento foi avaliado pelo tempo de execução de uma pista de obstáculos e resultado no teste de tiro (considerou-se a diferença entre o resultado do tiro pós e pré-esforço como índice de performance no tiro IPT). A amostra foi constituída de 28 militares homens, de 19 a 20 anos de idade. Inicialmente foi estimado o VO2máx dos indivíduos por meio do teste de Léger-Boucher. Posteriormente os militares da amostra executaram um teste de tiro, uma pista de obstáculos e, novamente, um teste de tiro. Verificou-se uma diferença significativa entre o tiro pré-esforço e pós-esforço (43,79 ± 4,02 para 40,54 ± 4,10 pontos, p < 0,05). Os resultados da correlação de Pearson foram os seguintes: Pista de Obstáculos e VO2máx r = -0,612 (significativo); IPT e VO2máx r = -0,403 (significativo) e VO2máx e Tiro pré-esforço r = 0,310 (não-significativo). Concluiu-se que o nível de condicionamento aeróbico afeta o tempo de execução de uma pista de obstáculos e que existe relação entre o nível de condicionamento aeróbico e o IPT; entretanto, não se observou relação entre o resultado do teste de tiro e o condicionamento aeróbico.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v11n6/a07v11n6.pdf

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.