Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a probabilidade do recall da marca dos patrocinadores e dos constructos exposição, envolvimento, interesse e similaridade, influenciarem no consumo de bens e serviços relacionados ao Joinville Esporte Clube - JEC. Predominantemente quantitativa, esta pesquisa é relevante no sentido de conter dados estatísticos que podem auxiliar profissionais de marketing a conhecer melhor a relação do torcedor com um clube de futebol e com as marcas que o apoiam. A técnica de regressão logística foi escolhida por ser capaz de explicar a probabilidade de ocorrência de um evento partindo de uma variável dependente dicotômica, neste estudo: comprar sim ou não. As variáveis consideradas independentes foram compostas pelos constructos, já estudados anteriormente por outros pesquisadores, e pelo recall da marca dos patrocinadores. O questionário online foi preenchido por 385 torcedores do clube e os resultados sugerem que os torcedores com alta frequência ao estádio, relativo ao constructo exposição, e os torcedores que pensam, leem e falam sobre futebol diariamente, relativo ao constructo interesse, têm maior probabilidade estatística em consumir bens e serviços relacionados ao JEC. Somente uma empresa teve recall associado ao consumo, mas esse demonstrou ter pouco poder de previsão. 

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