A Relação Entre Psicologia e Educação na Luta Contra a Barbárie

Por: Carlos César Barros.

127 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho discute a possibilidade de a educação transformar algo de decisivo em relação à barbárie, baseado na tese de que desbarbarizar se tornou a tarefa mais urgente da educação. O conceito de barbárie é entendido como violência em sua dimensão histórico-natural e subjetiva. O trabalho aborda as facetas da barbárie em seu desenvolvimento social, por sua influência sobre o psiquismo, principalmente a partir do capitalismo, abrindo caminho para algumas reflexões no campo da educação e da psicologia, principalmente no esclarecimento sobre os mecanismos inconscientes que determinam o comportamento. Baseado nas teorias de Theodor Wiesengrund Adorno e Sigmund Freud, discute a possibilidade de informações conscientes superarem ou amenizarem as manifestações imediatas de violência, mesmo sob as poderosas influências inconscientes em uma civilização irracional, que tenha intensificado o seu mal-estar.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2407&listaDetalhes%5B%5D=2407&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.