A Relação Entre Teoria e Prática no Contexto Universitário: Uma Retrospectiva Histórica dos Cursos de Educação Física

Por: Dagmar Hunger e Juliana Martins Pereira.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa objetivou contextualizar a Universidade, os cursos e as disciplinas esportivas naformação profissional e acadêmica em Educação Física e Esporte, mediante revisão daliteratura, sob a perspectiva da história do tempo presente. Apresentou-se o contextouniversitário, acreditando, assim como Bourdieu (1983) que, a compreensão do “campointelectual”, contribui para melhor entendimento do objeto de estudo. Enfatizou-se aformação profissional em Educação Física e Esporte, desde as primeiras escolas, militares,até os dias atuais, passando pela crise da década de 80 e a criação dos cursos debacharelado e, ainda, os três principais modelos curriculares: esportivista, técnico-científicoe reflexivo. Observou-se que a Universidade surgiu como uma promessa de construtora doconhecimento de vanguarda, no entanto, vem se constituindo como uma trincheira deresistência à mudança. No que se refere aos cursos de graduação em Educação Física, asprincipais considerações: a) dificuldade de reconhecimento como um campo acadêmico,produtor de conhecimentos próprios; b) lacuna referente à articulação entre ensino epesquisa, teoria e prática e; c) as disciplinas esportivas, tratadas como oportunidade dograduando vivenciar modalidades esportivas, como acontece em clubes, academias eescolas. Como alternativa, acredita-se no ensino reflexivo, e na proposta de currículotemático, a fim de integrar as disciplinas do curso e articular os conhecimentos acadêmicose a atuação profissional. Por fim, constatou-se que a concepção tradicional (de acordo coma qual as disciplinas esportivas se pautam na repetição, mecanização e transmissão detécnicas e táticas, desenvolvendo habilidades motoras dos alunos e avaliando-os de acordocom a performance apresentada durante as aulas ou em provas práticas) vem sendosuperada. Em contrapartida, ainda está em processo de construção a melhor maneira dedesenvolver esses conteúdos.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.