A Relação Estado ? Sociedade na Gestão do Projeto Idosos em Movimento.

Por: Maria da Conceição Araújo Batista.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciência Política vinculado a linha de pesquisa de políticas públicas e teve como objetivo analisar a relação Estadosociedade no processo de formulação, implementação e gestão da política pública de esporte e lazer no Governo do Estado de Pernambuco, no período de 1999 a 2001, cuja orientação governamental tinha como eixo central um modelo de gestão participativa, ,moderna e democrática. Para tanto, a construção teórica do trabalho foi norteada pela discussão sobre a importância da participação na teoria democrática contemporânea, enfatizando que a adoção de mecanismos participativos na gestão pública traduz-se em elementos inovadores, ao imprimir um novo marco nas relações Estado - sociedade. O trabalho tomou como referência téorico-metodológica os elementos postos pela abordagem dialética histórico-estrutural, enfatizando os aspectos qualitativos constitutivos da realidade social relacionados ao objeto de estudo. Os dados foram levantados através da análise documental, de entrevistas semiestruturadas e de observações. As conclusões do estudo apontaram para uma gestão tradicional, marcada pela tecnocracia, não havendo inversão de prioridades, onde a sociedade participa apenas de questões secundárias, sendo possível afirmar que houve um distanciamento entre a proposta participativa do Governo estadual e o que efetivamente ocorreu ao nível da prática concreta do projeto “Idosos em Movimento".

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.