A Relação da Idade com a Ansiedade de Estado em Atletas de Vôlei Feminino Universitário

Por: Birgit Keller, Fábio Heitor Alves Okazaki, Gerson de Oliveira Amorim, Jeffer Sasaki, e Vinicius Afonso Petrunko.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A ansiedade de estado é uma variável de extrema importância em esportes que necessitam de rápidas tomadas de decisões. Um nível muito elevado ou muito baixo dessa variável pode acarretar prejuízos no nível de excelência de atletas. A influência da idade sobre a ansiedade de estado de atletas é pouco conhecida. Este estudo teve como objetivo verificar se a idade está relacionada à ansiedade de estado em atletas de vôlei. Material e métodos: Foram avaliadas 85 atletas (22.16 e d.p: 2.83 anos) participantes do Campeonato Universitário do Paraná. O instrumento utilizado para averiguar a ansiedade de estado foi CSAI-2 (MARTENS et al., 1990). As avaliações foram realizadas antes do início dos jogos. Na análise estatística foi utilizada uma correlação de Pearson, adotando uma significância de p<0.05.

Resultados: Não foi encontrada correlação significativa entre idade e ansiedade de estado.

Conclusão: Nessa amostra não foi verificado nenhuma influência da idade sobre a ansiedade de estado. Sugerem-se estudos levando em consideração o tempo de prática, nível de experiência, e outros construtos da psicologia.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/75_Anais_p403.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.