A Relação Pedagógica na Prática Escolar de Educação Física, Seus Condicionantes e Suas Implicações na Construção da Autonomia Moral dos Discentes do Ensino Fundamental

Por: Leisa Caetano Burger.

2013 23/07/2013

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. O tema deste estudo é a relação pedagógica na prática escolar de Educação Física e suas implicações na construção da autonomia moral dos discentes do ensino fundamental. Tem como objetivo compreender de que forma os conflitos nas aulas de Educação Física encontram-se implicados na construção moral dos alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foi observada a prática de uma professora de Educação Física e uma turma de 6º ano, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em um município da fronteira sul do Rio Grande do Sul. O tipo de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de investigação foram: observação direta, entrevistas estruturada e semi-estruturada e questionário. Através da análise de dados, podemos concluir que os conflitos que ocorreram nas aulas de Educação Física da turma observada encontram-se implicados na construção da autonomia moral de seus alunos. Os conflitos ocorridos, na maioria das vezes, tinham um encaminhamento resolutivo negativo, por parte da professora deEducação Física, que não propunha o entendimento e discussão dos conflitos, descartando com sua postura autoritária, a expressão dos sentimentos e opiniões de seus alunos. Assim, os alunos não eram orientados a dialogarem e refletirem sob as situações de conflito, contribuindo então, para o desenvolvimento de sujeitos heterônomos, passivos e obedientes de regras impostas pela professora de Educação Física.

Endereço: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.