A Relevância das Práticas Corporais de Aventura Como Mecanismo Facilitador no Tratamento da Dependência Química

Por: Ana Raquel Mendes dos Santos, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Diogo Barbosa de Albuquerque, Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Patrícia de Jesus Costa dos Santos e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A dependência química é considerada um fenômeno complexo, que envolve diferentes experiências emocionais, e que pode acarretar condutas de risco. Na mesma direção, as práticas corporais de aventura também permitem vivenciar diferentes sensações por serem realizadas em ambiente repleto de incertezas. O tratamento para dependentes químicos envolve uma equipe multidisciplinar, em que o profissional de educação física pode estar inserido, com o intuito de desenvolver práticas corporais no sentido de reabilitação social. Desta forma, oestudo objetiva discutir a importância da inserção de práticas corporais de aventura como mecanismo facilitador no tratamento da dependência química, como meio de buscar novas sensações e emoções. Assim, o ensaio apresenta três categorias analíticas de discussão,a primeira consiste na busca do prazer no risco: o consumo de droga, que aponta o crescente consumo de drogas no Brasil, além de apresentar os prejuízos relacionados aos fatores biopsicossociais; a segunda categoria intitulada a busca do prazer no risco: as práticas corporais de aventura, caracteriza as sensações prazerosas provocadas pela situação de risco controlado; e, a terceira, diz respeito à busca do prazer no risco: as práticas corporais de aventura e consumo de droga, a qual frisa a procurado sujeito por vivenciar fortes emoções em uma sociedade cada vez mais escassa de vertigem. Conclui-se que o usuário de droga adquire condutas desviantes, possuindo aspectos peculiares e antissociais. Por outro lado, as práticas corporais de aventura podem auxiliar o praticante a gerenciar e regular suas experiências emocionais

Endereço: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p156-162

Ver Arquivo (PDF)

Tags: , ,

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.