Resumo

A era hiperconectada se manifesta em diferentes esferas da vida, e não é diferente com o jogar e o brincar de crianças e jovens. A Educação Física tem se debruçado especialmente sobre os jogos digitais como um dos principais fenômenos deste contexto socioeducativo em busca de alternativas para estabelecer um relacionamento crítico-criativo com eles. A estratégia de remixar games para situações de ensino-aprendizagem é uma das formas encontradas por pesquisadores da área. O objetivo do presente estudo, neste sentido, foi sistematizar a remixagem de jogos digitais para vivências corporais em Educação Física escolar a partir de experiências desenvolvidas na formação inicial de professoras/es. Analisamos experiências mídia-educativas com o brincar de jogos digitais no ensino presencial e remoto de um curso de formação de professoras/es de Educação Física. São vivências criadas na disciplina “Metodologia e teoria do jogo”, lecionada de 2018 a 2020 em uma universidade federal do centro-oeste brasileiro. Propomos que a remixagem de jogos digitais se estruture na modificação sistemática de cinco dimensões: os espaços, as regras, os implementos, os personagens e as narrativas. Para isto, entendemos que é necessário colocar em diálogo a cultura gamer com a cultura escolar e a cultura corporal de movimento.

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