A Representação da Mulher Atleta nos Jogos Mundiais Militares Pela Mídia Impressa

Por: Euza Maria de Paiva Gomes, Jéssica M. P. Barreto, Juliana G. Silva, Luiz Henrique Brum Dias, Maria Regina de Menezes Costa e Sandra Bellas de Romariz.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a mensagem mídiatica sobre a participação das mulheres atletas nos 5º Jogos Mundiais Militares, retratada na mídia impressa no período entre 16 e 24 de julho de 2011. O corpus da pesquisa foi composto de reportagens impressas dos jornais: O Globo; O Fluminense, O Dia, O Marca, Lance e o Extra. Utilizou-se como técnica de processamento a Análise de Conteúdo clássica, da autora Bardin (2008), no sentido de compreender os estereótipos do papel da mulher, no enredo dos esportes de rendimento. Após a categorização dos dados das entrevistas transcritas, identificou-se três categorias que marcam a representação das mulheres atletas, são elas: militar, esportivo e gênero. Conclui-se que a mídia impressa espelha as mudanças culturais nos espaços esportivos retratando a nova forma de percepção da mulher atleta de rendimento.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.