A Representação Social de Formação Continuada de Professores de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo

Por: , e Walk Loureiro.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.29 - n.4 - 2015

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Resumo

A principal intenção deste texto é apresentar os resultados iniciais de uma investigação que buscou compreender a representação social dos professores de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo em relação a sua formação continuada. Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido à importância que ela atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que corresponde a uma das três correntes que compõem aquela teoria, levanta hipóteses sobre a representação social de formação continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma. Aponta para a ocorrência de um fenômeno atual que tem deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092015000400571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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