A Reprodução de Modelos em Educação Física: Pedagogia da Mendicância

Por: Roque Luiz Moro.

281 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como objetivo principal desvelar diante da prática o atual Sistema Curricular Desportivizado do Curso de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS, possibilitando a crítica e a identificação de categorias analíticas com o pressuposto de mudança curricular calcada no Movimento Humano. O trabalho consta de dois momentos investigativos. O primeiro propõe-se a selecionar e analisar categorias básicas para o estuo, concepção de Educação Física, de Desporto, de Lazer e de Prática Curricular, priorizando um referencial teórico e, ao mesmo tempo, construindo-o de modo adequado ao problema em estudo. O segundo momento investigativo constitui-se na análise da prática curricular propriamente, onde o corpus do estudo foi composto de 53 informantes determinados por amostragem casual: formandos e formados, da instituição, masculino, feminino, atletas, não atletas, por experiências em atividades específicas da Educação Física, e também por experiências com grupos diversos. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um instrumento teórico-empírico com característica de participação observante, com a coleta de dados realizada através da entrevista semi-estruturada. A entrevista partiu das categorias, Prática Curricular, Concepção de Educação Física, de Desporto, e de Lazer, para detectar um conjunto de subcategorias analíticas, através dos informantes, representativo da própria realidade de cada um. A análise dos resultados configurados no conjunto das subcategorias indicou que: - A prática curricular em estudo produz saber distanciado do contexto social; - Nesta prática curricular a concepção de Lazer observa a tônica didático-pedagógica e político-administrativa da prática dominante; - Esta prática curricular produz crenças que encobrem e perpetuam a apatia social do saber modelar, favorecendo o surgimento e a manutenção de contradições; - O confronto da Educação Física desportivizada e o contexto social, através da prática de ensino, estimula uma escola de Educação Física por terminalidades. Ela é caracterizada por uma Prática Curricular centrada em microprocessos isolados, como: Treinamento Desportivo, Volibol (sic), Basquetebol, Futebol, Ginástica O., GRD, Atletismo e outros.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1872&listaDetalhes%5B%5D=1872&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.