A Responsabilidade Social das Empresas Patrocinadoras de Olimpíadas e Copa do Mundo da Fifa: Um Estudo Sobre as Relações Entre o Ambiente Corporativo e o Ambiente Esportivo

Por: André de Paula Rêgo Graciano Luz, e .

Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - v.4 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

A responsabilidade social e o esporte possuem um alinhamento muito estreito, sabendo que o esporte contempla conceitos sociais e humanitários desde a sua gênese. A partir desta abordagem o presente estudo propôs-se a re-examinar o conceito de responsabilidade social defendido pelas entidades que detém a marca da Copa do Mundo da FIFATM e dos Jogos Olímpicos, FIFA e IOC, respectivamente. Com este propósito cruzaram-se comparativamente tais interpretações com os Balanços Sociais e/ou Anuais das empresas que patrocinam os dois megaeventos, a fim de identificar semelhanças e convergências entre ambos. A partir de uma análise qualitativa documental, constatou-se que o posicionamento entre esporte e responsabilidade social na concepção das empresas é reativo na maioria dos casos. Não há, portanto, repercussões relevantes, não fazendo parte da estratégia corporativa para comunicar-se quanto à adoção da responsabilidade social. Acompanha-se, em alguma medida, as iniciativas protagonizadas pela FIFA ou pelo IOC, seguido por trabalhos tímidos de iniciativa própria. Pressupôs-se, finalmente, uma ausência de indicadores exclusivos que tratem os dois temas em conjunto, o que dificulta a diferenciação com as demais ações de responsabilidade social corporativa.

Endereço: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&path%5B%5D=1025

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.