A Responsabilidade Social Pelo Olhar dos Relatórios de Sustentabilidade do Sport Club Corinthians Paulista

Por: José Carlos Marques e Roberta Ferreira Brondani.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Desde que surgiu no cenário brasileiro, na década de 1990, o termo Responsabilidade Social Empresarial tem ampliado seu conceito e principalmente a abrangência de sua atuação. Da filantropia baseada em doações e ações de caridade na comunidade para uma prática ética e responsável, o conceito passou a englobar todos os públicos com os quais a empresa se relaciona, permitindo à organização melhorar sua reputação e sua imagem, e tornando-se um diferencial competitivo utilizado pelas organizações em suas estratégias de marketing. Contudo, é preciso compreender o verdadeiro significado deste termo para que seja possível distinguir uma empresa socialmente responsável de uma empresa que faz marketing utilizando-se de causas sociais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é verificar de que maneira o Sport Club Corinthians Paulista apresenta as ações de Responsabilidade Social em seus Relatórios de Sustentabilidade. Como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo referente aos Relatórios de Sustentabilidade do clube publicados em 2012 e 2013. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.