Resumo

Desde que surgiu no cenário brasileiro, na década de 1990, o termo Responsabilidade Social Empresarial tem ampliado seu conceito e principalmente a abrangência de sua atuação. Da filantropia baseada em doações e ações de caridade na comunidade para uma prática ética e responsável, o conceito passou a englobar todos os públicos com os quais a empresa se relaciona, permitindo à organização melhorar sua reputação e sua imagem, e tornando-se um diferencial competitivo utilizado pelas organizações em suas estratégias de marketing. Contudo, é preciso compreender o verdadeiro significado deste termo para que seja possível distinguir uma empresa socialmente responsável de uma empresa que faz marketing utilizando-se de causas sociais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é verificar de que maneira o Sport Club Corinthians Paulista apresenta as ações de Responsabilidade Social em seus Relatórios de Sustentabilidade. Como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo referente aos Relatórios de Sustentabilidade do clube publicados em 2012 e 2013. 

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