A Ressignificação e o Resgate da Educação Física nos Anos Iniciais Através da Perspectiva da Nova Matriz Curricular do Brasil Marista

Por: Cristiane Diello Granville, Graziela Zanotta Acosta, Rubiane Severo Oliva e Thiago Silva Mocelin.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A proposta de ressignificar e resgatar o papel da Educação Física, como componente curricular essencial para o currículo e para a formação dos estudantes dos Anos Iniciais é parte de um projeto maior de reestruturação curricular dos Colégios do Brasil Marista. O Colégio Marista Rosário, vem implementando as novas Matrizes Curriculares, como parte de um conjunto de ações dos planejamentos estratégicos das 36 escolas da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Desde 2012, foram mais de 30 horas de estudos e aprofundamentos deste documento, que amparado nas Diretrizes Nacionais, desdobra-se em quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Uma preocupação em nossa unidade, que atende mais de 1000 estudantes nos Anos Iniciais, com vistas a garantir a excelência da aprendizagem, tem sido com a formação pedagógica do professor especialista, pouco aprofundada na formação acadêmica. Nesse artigo relatamos o processo de resgate da Educação Física, na área do conhecimento onde ela está inserida e como parte fundamental de um currículo que privilegia a educação integral. Utilizando-nos da metodologia da pesquisa-ação, nos tornamos pesquisadores e sujeitos reflexivos sobre a atuação em sala de aula, buscando na nova Matriz Curricular uma forma de significar conteúdos específicos da Educação Física, tornando-os fundamentais para a construção de competências e de habilidades básicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.