Resumo

O  Extra,  com  sede  no  Rio  de  Janeiro  e  fundado  em1998,  é  um  dos  jornaispopulares reconhecidos no Brasil pela linguagem simples, preço acessível e proximidadecom  a  realidade  do  público.    Nessa  direção,  o  artigo  busca  verificar  como  ocorreu  aatuação do veículo durante a Copa do Mundo de 2014.Deslocamos, portanto, o conceitode  populismo  do  campo  político  para  estudá-lo  apenas  na  sua  forma  comunicativaeempreendemos uma análise para entender como o impresso fala em nome do povo eondeestaria  o  apelo  emocional.Encontramos  no  veículo  um  apelo  retórico,  já  bastanteconhecido  nas  disputas  políticas,  que  no  caso  da  Copa  foi  frisado  pela  linguagemcarregada,  uso  de  bordões  futebolísticos,  narrativas  de  cunho  apelativo  e  dramáticoenvolvendo o contexto das partidas.

Acessar