Integra

A Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS) começa 2009 com o pé direito.

Inicialmente, nosso grupo de editores associados passa a contar com os serviços do Prof. Dr. Alex Antônio Florindo, da Universidade de São Paulo. O Prof. Alex foi um dos primeiros pesquisadores da Educação Física a realizar seus estudos de pós-graduação na área de saúde coletiva, que hoje recebe dezenas de profi ssionais de Educação Física anualmente em seus cursos.

No primeiro número de 2009, o Prof. Ulf Ekelund, da Universidade de Cambridge na Inglaterra, presenteia os leitores com um editorial1 de altíssima qualidade sobre a mensuração de atividade física em países em desenvolvimento. Na condição de um dos principais pesquisadores do mundo na área de mensuração de atividade física, é um privilégio para a RBAFS contar com a colaboração do Prof. Ekelund. As questões levantadas em seu texto são intrigantes e a necessidade de avançar o conhecimento na área de mensuração da atividade física é amplamente justifi cada.

Provavelmente instigados pelo editorial publicado no número 1 de 2008, pesquisadores passaram a submeter artigos que relatam experiência de avaliação de intervenções para promoção de atividade física no Brasil.

O Programa Academia da Cidade de Recife é avaliado em artigo publicado neste número da RBAFS2, com a visão dos professores que atuam no programa sobre o mesmo. Na seção "Do Diagnóstico à Ação", um grupo de pesquisadores de universidade catarinense descreve o Grupo de Estudos da Terceira Idade, uma alternativa para a promoção do envelhecimento ativo3.

Esse número da RBAFS ainda inclui um importante artigo de revisão sistemática, que aborda os estudos na área de atividade física no deslocamento4 e um artigo de validação de um instrumento de avaliação objetiva do ambiente para estudos na área de atividade física e saúde5. Além destes, a RBAFS publica neste número artigos sobre a prevalência de diabetes em adultos6, sobre comportamento de risco à saúde em escolares7, sobre a relação entre atividade física e níveis de fl exibilidade8 e sobre artrite reumatóide e sua relação com o exercício físico9.

Em comparação ao ano passado, aumentamos a quantidade de artigos publicados por número de seis para oito, além dos editoriais.

Isso se deve ao aumento na quantidade e qualidade das submissões, que temos observado nesse ano e que já relatamos no editorial do número 3 de 200810. Esperamos manter esse padrão ao longo das edições subseqüentes.

Gostaríamos de manter também a agilidade no processo de revisão por pares, que vem sendo um dos grandes diferenciais da RBAFS nos últimos meses. Enfi m, 2009 promete.
Pedro C Hallal
Editor-chefe

Acessar