A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984): Um Estudo Sobre a Educação Física Escolar Durante a Ditadura Militar

Por: .

127 páginas. 2016 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta Dissertação tem como objetivo analisar como a Educação Física Escolar foi representada por editores e autores de artigos da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (RBEFD) durante os anos de 1968 a 1984. O recorte temporal entre 1968 a 1984 refere-se ao início e término da publicação e circulação da RBEFD. A utilização dos impressos pedagógicos, como é o caso da RBEFD, com um direcionamento de caráter pedagógico, tem acentuado interesse dos pesquisadores, pois, expõe, por exemplo, várias características do modo como ocorreram os processos educativos e a difusão de ideologias, o que acaba tendo um valor significativo para a História da Educação, permitindo ao historiador a análise do discurso que circulou para os professores de Educação Física em relação ao ensino dessa disciplina. A pesquisa tem como referência o pensamento de Chartier (2002), sobretudo, com base no seu conceito de representações. A análise apoia-se ainda, no campo da história do currículo e da história das disciplinas escolares, tendo como referências Goodson (1995; 1997; 2007) e Chervel (1990). A investigação é de caráter documental, pois têm como fonte de estudo as 53 edições da RBEFD que circularam no período mencionado, o que permite compreender a trajetória que a Educação Física teve no Brasil para se legitimar como disciplina escolar. Ao recorrer à análise da RBEFD, é possível identificar nos editoriais e artigos, conteúdos que foram utilizados como um dispositivo para difundir o ideário político do período, permitindo, ainda, constatar que esse discurso privilegiava as práticas esportivas em detrimento a outros fatores educacionais e sociais que podem ser favorecidos pela Educação Física. Desse modo, evidencia-se que os discursos referentes à Educação Física Escolar que circularam na RBEFD contribuíram para ampliar a compreensão da vida escolar e das práticas pedagógicas durante a Ditadura Militar no Brasil.

Endereço: https://www.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/dissertacoes-defendidas

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.