A Saúde em Debate na Educação Física (2)

Por: Adriana Estevão (Organizador), Alexandre Palma de Oliveira (Organizador), Marco da Ros (Organizador) e (Organizador).

2006

Send to Kindle


Sobre a Obra

Desde a recente virada do século, não somos mais os mesmos diante do vertiginoso surgimento de inovações biotecnológicas que inegavelmente, têm produzido intensos efeitos não só materiais como também simbólicos sobre a humanidade. A fascinação ambivalente da tecnologia – claramente posta como a ponta final da pesquisa científica – revela-se a nós, por inteira. Nunca antes o corpo pode ser reconstruído, reformatado, reconfigurado, como agora, suscitando sonhos hedonistas de felicidade, promessas de vida eterna e trazendo, ao mesmo tempo, temores de perda da integridade/identidade física, emocional e psíquica, da autonomia individual e, de sujeição a controle social indevido, levando à subjugação. Aliás, filmes de ficção científica como ‘Gattaca’, ‘Minority Report’, ‘The Final Cut’ (traduzido para o português como ‘Violação de Privacidade’), entre outros do gênero, têm, de certa forma, cumprido um papel de ‘sondar a humanidade’ sobre tais questões emblemáticas, ‘naturalizando-as’ entre nós.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.