A Saúde Escolar Como Responsabilidade da Escola: Investigação e Acompanhamento da Saúde Ocular em Crianças na Idade Pré-escolar.

Por: Miriam Pereira de Sá Ferrareze.

91 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

A dissertação, a partir do estudo de uma administração escolar participativa e democrática, permitiu novos, caminhos para uma resolução positiva na efetivação de um Projeto de Educação e Saúde de pré-escolar, entre quatro e sete anos no qual está inserido o Programa de Saúde Ocular. Essa mesma administração estimulou professores, pais e alunos para que neste trabalho conjunto seja formado uma só comunidade. As condições foram criadas para professores, alunos, famílias e pessoal da área Pedagógica de Educação Infantil envolvido nas escolas recebessem orientações quanto ao conhecimento técnico-científico sobre os distúrbios oftalmológicos. Para melhor entendimento sobre o assunto abordamos no nosso trabalho uma visão histórica e a fisiologia da visão como parte integrante de um processo educativo na área de Educação e Saúde do Pré-Escolar. Como procedimentos metodológicos empreendemos uma pesquisa de campo com crianças de quatro Escolas Municipais Infantil da cidade de Americana – São Paulo, realizando o Teste de Acuidade Visual das mesmas, utilizando a tabela com símbolos "Light House" (Anexo I). Os resultados obtidos foram satisfatórios, detectando-se os problemas de visão antes que a criança iniciasse o processo de alfabetização propriamente dito. Os encaminhamentos necessários foram feitos ao Centro de Saúde Local, que prossegue no acompanhamento dos mesmos. Isto nos permitiu enfatizar que, numa administração escolar democrática, é possível implementar ações e programas de saúde envolvendo toda a comunidade escolar num projeto em benefício dos seus alunos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=214&listaDetalhes%5B%5D=214&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.