Resumo

Este estudo aborda o processo de organização e sistematização dos conteúdos a serem trabalhados na Educação Física escolar, conforme apresenta o Referencial Curricular de Educação Física do Rio Grande do Sul. O objetivo é identificar a existência de uma sequencialidade de conteúdos entre 5ª e 8ª séries nas quatro maiores escolas estaduais do município de Erechim, RS. Definiu-se sequencialidade como sendo a presença de conteúdos divididos por níveis crescentes de complexidade e que fossem adequados a cada etapa escolar. Tal intenção se justifica pelo fato de que em muitas escolas estaduais do RS ainda predomina o ensino dos esportes mais tradicionais como futsal, vôlei, handebol e basquete. Para responder os objetivos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores das escolas, além de uma análise documental dos Projetos Político Pedagógicos das escolas, bem como dos Planos de Estudo e Planos de Trabalho existentes para cada série de ensino. Os resultados retratam que as escolas possuem estrutura, tanto pessoal como material, para desenvolver um currículo de Educação Física com distintas possibilidades de conteúdos. No entanto, a sequencialidade de conteúdos entre 5ª e 8ª séries não ficou clara em nenhuma das escolas. Confrontando as informações das entrevistas com a análise documental, entende-se ser necessário um estreitamento na relação dos professores com a produção de seus Planos de Ensino, a fim de que o plano teórico siga em consonância com a atuação docente.

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