A Significação do Ingresso do Jogador Neymar no Barcelona Futebol Clube: Discurso do Esporte Espetacular e de Jovens Universitários

Por: Francisca Islandia Cardoso da Silva.

Conexões - v.13 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo


O objetivo deste estudo é investigar como uma reportagem do programa Esporte Espetacular aborda discursivamente o ingresso de Neymar no Barcelona Futebol Clube e o modo de apropriação da mensagem por jovens universitários. Fez-se uso da técnica de grupos focais e do método analítico-descritivo para coleta e análise dos dados. A amostra foi constituída por 24 jovens universitários, na faixa etária entre 18 e 24 anos. Neymar é caracterizado pelo EE como o ídolo que “deixou para trás” um time que não mais era digno de seu talento e alcançou o Olimpo almejado por jogadores do mundo inteiro, o Barcelona. O discurso do EE está ligado à ideia de que com persistência, disciplina, confiança e talento, Neymar foi capaz de ultrapassar as dificuldades, de se aperfeiçoar, exercer seu imenso potencial e chegar onde desejava, ao Barcelona FC. Segundo os sujeitos da pesquisa, a representatividade de Neymar ocorre em decorrência de, no Brasil, o futebol ser palco profícuo para a construção de imagens esportivas carregadas de alto simbolismo que serve para difundir uma ideia de identidade nacional.
 

Endereço: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8643434

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.