Resumo

A presente investigação buscou estudar a sistematização da Ginástica nas aulas de Educação Física, procurando refletir sobre a necessidade de existir uma sequência lógica desse conhecimento Ginástica durante o processo das aprendizagens dos estudantes. Apresenta como questão central: como é realizada a sistematização do conhecimento Ginástica nas aulas de Educação Física dos professores das Escolas de Referência do Estado de Pernambuco? Tem como objetivo: analisar a sistematização do conhecimento Ginástica nas aulas de Educação Física dos professores das Escolas de Referência do Estado de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de campo, tomou por base uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como método a hermenêutica-dialética, o qual parte da comunicação como principal fonte de interpretação, possibilitando uma maior liberdade para compreender o contexto no qual foi sistematizada a pesquisa. A pesquisa de campo ocorreu nas Escolas de Referência em Ensino Médio do Estado de Pernambuco, da Gerência Regional Recife Norte. Em que antes de entrarmos para o campo fizemos levantamento de literaturas que seriam pertinentes à pesquisa, como também fazendo análises dos documentos curriculares do Estado de Pernambuco, sendo então uma pesquisa bibliográfica e documental. Iniciamos realizando questionários com nove professores, depois passamos para entrevistas, que foram realizadas com dois professores e por último, observação de aulas com um professor. As análises do estudo foram a partir da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), que nos permitiu criar categorias e compreender melhor o objeto da pesquisa. Em que conseguimos constatar no estudo que as dificuldades e problemáticas presentes no ambiente escolar e correlacionadas com o conhecimento Ginástica são diversas. No entanto identificamos que mesmo com a realidade encontrada nas Escolas, existe a preocupação da passagem do conhecimento de maneira sistematizada e que a Ginástica está presente como conhecimento histórico, com suas bases e fundamentos, destacando que a sistematização vai ocorrer através das competências e habilidades. E desta forma contribuindo na formação dos estudantes das referidas escolas investigadas, através das possibilidades criadas pelos professores para a sistematização da Ginástica. 

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