Integra

O Guilherme e o Ênio fizeram comentários sobre a sistematização dos conteúdos da Educação Física nos diversos níveis de ensino básico. Creio que essa é uma preocupação geral entre os profissionais que atuam na escola. Todos sabem o quanto a gente perde quando não sabe dizer com clareza o que ensina neste ou naquele ano escolar. As outras disciplinas sabem, o que não quer dizer que o façam bem. Porém, é possível definir razoavelmente conteúdos para a Educação Física, não com a exatidão da Matemática ou da Geografia, por exemplo, o que considero um equívoco. Vou começar definindo o que, para mim, constitui os conteúdos da Educação Física: o Jogo e o Exercício Corporal. Por Jogo considero qualquer atividade lúdica que possa ser integrada na Educação Física. Lúdico e Jogo querem dizer a mesma coisa. Essa grande categoria (Lúdico, Jogo) inclui as manifestações diversas de jogo. Aquelas que couberem na Educação Física, devemos integrá-las. O esporte é um jogo que facilmente é integrado nas aulas de Educação Física. A dança também, bem como a ginástica, as lutas, as brincadeiras infantis. Mas também as gincanas, as festas, os passeios, etc. Por exercício corporal entendo o enorme acervo cultural produzido relativamente aos cuidados corporais. Quais cabem na Educação Física? A musculação, as corridas de longa distância, os alongamentos, os relaxamentos, os circuitos, os exercícios respiratórios, etc. Não há limite para isso, desde que sejam bem integrados às aulas. O que falta? Pensarmos em como distribuir a imensa variedade de jogos e de exercícios pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, precisaremos discutir um pouco sobre o desenvolvimento humano. Mas isso fica para uma próxima vez. Aceito sugestões. Um grande abraço.

Publicado em 24.03.2009.

Acessar