A Socialização Antecipatória Para a Profissão Docente: Estudo com Estudantes do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Por: Patrícia Gomes, Paula Batista e Paula Queirós.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A tentativa de perceber o modo como os estudantes aprendem a ser professores implica considerar um processo de construção contínua, influenciado por sucessivas socializações (Dubar, 1997). Este é um processo que se inicia antes da formação superior, com a socialização antecipatória (Cornelissen & van Wyk, 2005; Flores & Day, 2006), prossegue durante a formação inicial e continua ao longo de todo o percurso profissional (Albuquerque, Pinheiro & Batista, 2008). Dando ênfase à socialização antecipatória, o presente estudo tem como objetivos identificar as razões que levam os estudantes do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário a escolher a docência como profissão, bem como identificar os principais agentes de socialização. Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturas a 10 estudantes, que depois de transcritas, foram submetidas à análise de conteúdo (Patton, 2002), com o auxílio do software Nvivo 9. Nas razões invocadas para a escolha da profissão prevaleceram as razões intrínsecas (relativas à “vocação”, ao gosto pelo Desporto, pela relação com crianças, por interagir e ajudar pessoas e ao desejo de servir-se do conhecimento da matéria), seguidas das extrínsecas (resultantes das condições atrativas para o desempenho da profissão) e, por último, as altruístas (decorrentes da importância da profissão para a sociedade); já a família foi reconhecida como o principal agente de socialização para a prática desportiva, enquanto para a profissão foi o professor de Educação Física, que servindo de modelo, marcou indelevelmente o entendimento dos estudantes acerca do que é ser professor.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.