A Sociedade do Espetáculo Ilustrada Pelas Dimensões da Representação do Futebol no Brasil: os Anos de Chumbo e a Globalização

Por: Rafael de Oliveira Lourenço.

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é levantar algumas dimensões políticas do futebol e sua relação com a evolução da Sociedade do Espetáculo no Brasil. Atualmente, este esporte que já foi considerado ópio do povo e instrumento de alienação, tem sua dimensão principal na diplomacia e no comércio. O intuito aqui é acompanhar a mudança dessas dimensões, contrapondo dois momento distintos do país a partir de textos sobre a Copa de 1970, da cobertura feita pelo Jornal Nacional e Jornal da Record na Copa de 2010 e de reportagens sobre a seleção. A comparação sugere que a representação do futebol no Brasil lida largamente com instâncias políticas e econômicas e, enquanto aspecto da vida cultural e social do brasileiro, reflete vários dos elementos teorizados por Debord e evolui de acordo com as características da sociedade.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.