A Subrepresentatividade Feminina no Campo Esportivo

Por: Claudio A. da Paixão Medeiros, Danubia Aires de Souza, Edmilson dos Santos Ferreira, Fernando Paulo de Lima, José Jairo Vieira e Michel C Calado da Silva.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a representatividade feminina dentro do campo esportivo. A premissa do trabalho é a existência de uma subrepresentatividade feminina na esfera esportiva, justificada no imaginário social a partir de uma visão de que as mulheres ainda não estão prontas para exercer algumas funções nesse campo. Para tanto, num primeiro momento foi realizada uma análise histórico-social dessa presença, onde observou-se que as mulheres desde o início do esporte ocupam espaços de menor prestigio e são alijadas de bons cargos e funções administrativas e de comando quer seja nas esquipes quer seja nas confederações. Para essa análise utilizamos análise bibliográfica e as contribuições de autores como Bourdieu, Elias e Dunning. Num segundo momento, analisamos a representatividade feminina nos esportes manifesta pela visibilidade nas manchetes de jornais. O foco foram dois jornais, O Globo e O Dia. Nosso objetivo nesse segundo momento foi averiguar como que esses jornais retratam a participação feminina no esporte. O período de análise compreendeu os meses de julho de 2015 a abril de 2016, as manchetes foram extraídas diretamente das páginas desses jornais na internet. Os dados levantados nos permitem afirmar que em alguns esportes temos uma presença feminina bem observada como vôlei, vôlei de praia, handebol, natação, Ginastica Olímpica, Tênis, Nado sincronizado, em outros ela aparece de forma muito rara como no Futebol, Lutas e Fisiculturismo. Por fim, concluímos que no esporte apesar de todo um discurso social sobre a igualdade entre os sexos, ainda persiste uma subrepresentatividade e desvalorização feminina.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.