Integra

INTRODUÇÃO:

Atualmente o Ensino Médio perpassa por variadas e complexas dificuldades, decorrentes de um programa educacional, que não leva em consideração as características e necessidades dos alunos deste nível escolar, os jovens brasileiros.

O Meio Ambiente outra temática relevante na atualidade, deve ser compreendido como um espaço onde os fatores pessoais, sociais e naturais estejam envolvidos e interligados. A interdependência entre esses fatores é um dos focos principais da Educação Ambiental.

A Educação Física pode se tornar um excelente caminho na busca de tais transformações, podendo integrar e relacionar seus conteúdos específicos com diversos temas de relevância social, promovendo novos saberes.

A partir deste contexto o presente trabalho tem por objetivo, através da pesquisa bibliográfica, apresentar o levantamento, a analise e a discussão das referências sobre os temas Educação Física no Ensino Médio e Meio Ambiente.

A análise teórica foi realizada em Periódicos de Educação e Educação Física, no Portal da Capes e em livros relacionados com as palavras chave, além de um estudo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Educação Física no Ensino Médio, Meio Ambiente e Temas Transversais, para subsidiar as reflexões apresentadas na análise dos temas.

METODOLOGIA:

O processo foi centrado na pesquisa bibliográfica, na biblioteca da UNIMEP, sobre os temas Educação Física no Ensino Médio e Meio Ambiente, em periódicos, livros e artigos do Portal da Capes.

A investigação em Periódicos e no Portal da Capes selecionou 21 artigos, mediante os critérios de identificação das palavras chave:

Educação Física no Ensino Médio e Meio Ambiente, sendo coletados 09 artigos referentes ao Ensino Médio e 12 relativos ao Meio Ambiente.

Em seguida, a pesquisa centrou-se nos livros de Ensino Médio e Meio Ambiente. Estes foram garimpados, mediante critérios de atualidade, ou seja, livros impressos nos últimos 15 anos e as interfaces entre as palavras chave, emergindo 03 livros relacionados ao Ensino Médio e 03 obras sobre o Meio Ambiente.

Para complementar o estudo, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Educação Física no Ensino Médio, da Educação Física no Ensino Fundamental e os Temas Transversais, enfocando o Meio Ambiente, objetivando adquirir maiores subsídios sobre os assuntos. Também foi analisado uma Dissertação de Mestrado, relacionada ao Meio Ambiente e aos esportes de aventura.

Assim, houve um total de 31 referências utilizadas, ou seja, 06 livros; 21 artigos; 03 PCNs e a uma dissertação.

RESULTADOS:

Os temas abordados, Educação Física no Ensino Médio e Meio Ambiente, apresentam diversas particularidades, que necessitam de intervenções imediatas, sendo a disciplina Educação Física, um caminho proeminente para tais ações.

O Ensino Médio prepara para a universidade ou para o mercado de trabalho, mas atualmente não atinge o jovem de maneira significativa quanto a sua formação, ocasionando uma falta de "identidade" a este nível escolar.

Segundo Grezzana (2001), a Educação Física, é uma área natural para abordar conhecimentos com relação ao Meio Ambiente, buscando entendimento e harmonia com a natureza.

Os PCNs, propõem através do processo educativo uma compreensão da realidade social, abordando e relacionando variados temas, entre eles o Meio Ambiente.

Reigota (2001) define Meio Ambiente como um lugar determinado e/ou percebido onde estão em relação dinâmica e em constante interação os aspectos naturais e sociais.

O processo educacional da Educação Ambiental ocorre através da relação teoria/prática, em que os conhecimentos adquiridos devem ter ação direta na vida social.

Sendo assim, Educação Física e Meio Ambiente possuem o mesmo princípio de atuação, ou seja, pela vivência prática, nada mais coerente, uni-los em um trabalho pedagógico, transversal e interdisciplinar nas escolas.

CONCLUSÕES:

O programa educacional do Ensino Médio necessita ser repensado, seu processo de ensino-aprendizagem deve ser reorganizado, se pretende formar jovens capazes de refletir, pensar, opinar e formular conceitos mediante o cotidiano de suas vidas.
A Educação Ambiental envolve várias áreas de atuação, e muitas áreas de conhecimento, abrange dimensões políticas, sociais, econômicas, entre outras.

A educação ambiental é uma das mais importantes exigências educacionais contemporâneas não só no Brasil, mas também no mundo.

Deve ser ainda considerada como uma grande contribuição filosófica e metodológica à educação geral. (REIGOTA, 2001, p.58)

Aos professores de Educação Física cabe a tarefa de difundir os conceitos da Educação Ambiental, articulando-os aos seus conteúdos específicos, para que seus aprendizes sejam e estejam conscientes dos problemas com o Meio Ambiente.

A problematização das aulas, dos conteúdos, das questões sociais e também das questões ambientais, devem fazer parte do processo educativo, por meio deste a Educação Física no Ensino Médio, pode conceder uma oportunidade extremamente significativa na aprendizagem e desenvolvimento de seus educandos.