A Teoria Geral da Ginástica, o Trabalho Pedagógico, a Formação dos Professores e as Políticas Públicas no Campo da Ginástica: Contribuições da Pesquisa Matricial do Grupo Lepel/faced/ufba

Por: e Roseane Soares Almeida.

Conexões - v.10 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo localiza-se no Grupo LEPEL - Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer. Está sendo desenvolvido no eixo curricular conteúdos específicos, do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA e envolve estudantes da graduação e da pós-graduação. Trata do conhecimento da Ginástica, seus sentidos e significados na construção da Teoria Pedagógica, tendo como objetivo elaborar a teoria como categorias da prática, considerando as problemáticas referentes à produção do conhecimento, à formação de professores, à prática pedagógica, à política pública e às proposições superadoras. Utiliza procedimentos investigativos próprios à pesquisa matricial e problematiza o conhecimento da Ginástica. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados em diferentes fontes. Articula-se com a formação continuada de professores e trata da organização do trabalho pedagógico da escola. A hipótese do trabalho investigativo é que existem possibilidades concretas de tratar o conhecimento, levando em consideração os ciclos do pensamento, a partir de categorias da prática. Dados da realidade apontam, a partir das contradições do movimento de inclusão/exclusão, possibilidades de construção de uma nova cultura do trato da Ginástica no contexto da formação e da escola básica.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/888

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.