A Teoria Social de Norbert Elias: Uma Proposta Metodológica Para a Compreensão dos Esportes e do Lazer

Por: Fernanda Carolina Pawlowski, Leonardo Dambiscki, Márcio Tramujas Braga, Saulo Bontorin e Thiago Ludovico Peplinski.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A metodologia proposta por Norbert Elias e Eric Dunning em sua obra A busca pela excitação serviu de modelo para outras pesquisas na área da Educação Física, primordialmente tratando da questão do lazer na forma de expressão social e catarse de emoções reprimidas, e estende-se para uma discussão sobre o ócio e a ocupação do tempo livre em atividades permitidas ou condenadas pela sociedade. Neste artigo, a discussão retomada por Almeida e Gutierrez busca uma aplicação simplificada para a teoria desenvolvida por Elias e Dunning, no intuito de compreender as reações humanas frente ao alívio das pressões sociais.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.