A Transformação do Futebol Brasileiro: Avanços e Recuos na Sua Modernização e Repercussões nas Categorias de Base

Por: Júlio César Couto de Souza.

157 páginas. 2001

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho, traz como centro de sua questão, perceber o futebol brasileiro no contexto ,social e suas transformações ao longo de sua história, tendo como incidência principal a ,objetividade para qual está voltada o ensino do futebol em escolinhas e categorias de base ,de clubes brasileiro. Alguns fatores tornaram-se relevantes para o futebol brasileiro buscar ,a chamada modernização, desde a histórica discussão em torno da ruptura ou síntese entre ,futebol arte e futebol força, passando pela espetacularização do futebol como mercadoriachegando as novas legalizações que permeiam o futebol, entre elas a Lei Zico e, mais ,recentemente a Lei Pelé, caracterizada principalmente pela Lei do Passe e da transformação ,dos clubes em empresas. Para estas transformações ocorridas, também tornou-se ,necessário, perceber os rumos tomados pela sociedade moderna, que traz em si a marca da ,cientificidade como pressuposto de verdade. Para isto, a racionalidade moderna sustenta-se ,em um modelo de ciência homogeneamente positivista, e nos procedimentos científicos ,orientados por esta ciência. Percebemos como problemático nisto, o caráter instrumental ,que isto assume, e vai repercutir nos esportes, em especial no processo de ensino deste e ,principalmente com as categorias de base. Como possibilidade de (re) significar istoacreditamos numa concepção de esporte que ultrapasse a sua limitada visão da execução ,prática com fins únicos de rendimentos. Entendemos o esporte, em específico o futebolcomo uma relação do ser humano consigo mesmo, não somente numa relação sujeitoobjeto ,(no jogo representado pelo domínio do corpo), tão "natural" na ciência moderna. Estas são algumas reflexões no presente trabalho.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=183&listaDetalhes%5B%5D=183&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.