Resumo

Este trabalho, traz como centro de sua questão, perceber o futebol brasileiro no contexto social e suas transformações ao longo de sua história, tendo como incidência principal a objetividade para qual está voltada o ensino do futebol em escolinhas e categorias de base de clubes brasileiro. Alguns fatores tornaram-se relevantes para o futebol brasileiro buscar a chamada modernização, desde a histórica discussão em torno da ruptura ou síntese entre futebol arte e futebol força, passando pela espetacularização do futebol como mercadoria, chegando as novas legalizações que permeiam o futebol, entre elas a Lei Zico e, mais recentemente a Lei Pelé, caracterizada principalmente pela Lei do Passe e da transformação dos clubes em empresas. Para estas transformações ocorridas, também tornou-se necessário, perceber os rumos tomados pela sociedade moderna, que traz em si a marca da cientificidade como pressuposto de verdade. Para isto, a racionalidade moderna sustenta-se em um modelo de ciência homogeneamente positivista, e nos procedimentos científicos orientados por esta ciência. Percebemos como problemático nisto, o caráter instrumental que isto assume, e vai repercutir nos esportes, em especial no processo de ensino deste e principalmente com as categorias de base. Como possibilidade de (re) significar isto, acreditamos numa concepção de esporte que ultrapasse a sua limitada visão da execução prática com fins únicos de rendimentos. Entendemos o esporte, em específico o futebol, como uma relação do ser humano consigo mesmo, não somente numa relação sujeito-objeto (no jogo representado pelo domínio do corpo), tão "natural" na ciência moderna. Estas são algumas reflexões no presente trabalho.

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