A Transformação do Tênis em Fenômeno Midiático no Brasil a Partir de Guga

Por: e Tiago Lisboa Bartholo.

Esporte & Sociedade - v.1 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as diferentes estratégias utilizadas pela imprensa para narrar a conquista de quatro títulos na carreira do tenista Gustavo Kuerten (Guga). Para isso realizamos a análise das matérias publicadas no Jornal do Brasil referentes aos títulos do Aberto da França, Roland Garros, nos anos de 1997, 2000 e 2001; e a conquista da Copa do Mundo de Tênis realizada em Lisboa no ano 2000. Concluímos que as reportagens - na cobertura de 1997 - vinculam a imagem deste novo personagem a partir das linguagens já existentes na cultura esportiva nacional, buscam também desconstruir a imagem "tradicional" do tênis, visto por muitos como um esporte de elite, tornando a figura de Guga a imagem da identificação nacional, a saber: é um moleque alegre tal como o povo é.

Endereço: http://www.uff.br/esportesociedade/index.html?ed=2,autor=7

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.