A Transmissão Televisiva da Ginástica Artística Produzida Por Diferentes Emissoras

Parte de Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia . páginas 368

Resumo

Na década de 90, Whannel (1995) propôs um modelo de transmissão televisiva para esportes simples e individuais, que aconteciam em espaços pequenos e internos, no capítulo Analysing television Sport: transformation of space and time, do livro Fields in vision: television sport and cultural transformation, London: Routledge, 1995. A ginástica artística (GA) enquadra-se nesta categoria. No entanto, diversas modificações nas condições que permeiam a transmissão televisiva da GA aconteceram na última década. O objetivo desta pesquisa é comparar como as emissoras de televisão internacionais mediaram a apresentação da GA em 2016. Selecionou-se como objeto de estudo as apresentações da ginasta brasileira Carolyne Pedro. O método de investigação fundamentou-se na perspectiva dos princípios de transformação (WHANNEL, 1995), para analisar a transmissão televisiva de quatro apresentações da atleta em competições internacionais, a saber: três Etapas da Copa do Mundo 2016 e o Evento Teste das Olimpíadas 2016. Observou-se que as emissoras de TV analisadas apresentaram modificações em comparação ao modelo proposto por Whannel (1995), tanto no modo de representação do esporte na TV quanto no valor ideológico que a transmissão esportiva produz em relação à natureza do evento esportivo.