A Utilização de Material Didático Impresso Para o Ensino de Um Modelo de Classificação do Esporte na Educação Física Escolar

Por: André Luís Ruggiero Barroso.

312 páginas. 2015 01/12/2015

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa tratou do ensino do sistema de classificação do esporte, tendo como referência a lógica interna, com base nos critérios de cooperação, de interação com o adversário, do desempenho comparado e dos objetivos táticos da ação, a partir da utilização de um material didático impresso - caderno do professor e caderno do aluno. Desta forma, o objetivo do estudo foi investigar quais as mudanças pertinentes a serem realizadas pelos professores de Educação Física atuantes no oitavo e/ou nono anos do Ensino Fundamental em relação ao material didático, para o ensino do sistema de classificação do esporte, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com as necessidades presentes em suas práticas pedagógicas, e se essas alterações atendem a outro grupo de professores que atuam no mesmo nível de ensino. Utilizando o método da pesquisa-ação contou com a participação efetiva de sete professores, divididos em dois grupos: A - desenvolveu as aulas com o material didático original e B - utilizou o material didático modificado pelos integrantes do primeiro grupo. Os resultados foram organizados em três categorias de discussão: compreensão e avaliação do sistema de classificação do esporte, compreensão e avaliação do material didático, implementação do material didático referente ao sistema de classificação do esporte. Na primeira categoria foram observados fatores favoráveis ao ensino do sistema de classificação, destacando-se principalmente uma melhor apresentação, organização e estruturação do conteúdo e a diversidade de modalidades esportivas contempladas.

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/138554

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.