Resumo

Introdução: O esporte apresenta-se como um importante conteúdo da Educação Física escolar, porém algumas questões se mostram pertinentes, entre elas: O que ensinar sobre esporte? Quais modalidades devem ser abordadas? Quais modalidades priorizar em detrimento de outras? Quais critérios utilizar para a seleção das modalidades? Dessa forma, entende-se que classificar as modalidades esportivas pode se apresentar como uma interessante possibilidade para o tratamento desse elemento da Cultura Corporal de Movimento nas aulas do componente curricular. Objetivo: avaliar a utilização de um sistema de classificação do esporte nos anos finais do Ensino Fundamental. Metodologia: utilizou-se o método da pesquisa-ação, tendo a participação de oito professores de Educação Física atuantes nos oitavos e/ou nonos anos escolares. O modelo de classificação do esporte adotado no estudo é baseado na lógica interna das modalidades esportivas, chegando-se a sete categorias de esporte: marca, precisão, técnico-combinatório, combate ou luta, rede/quadra dividida e parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial. Para a realização do estudo foram realizados dez encontros, tendo os sujeitos assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento e a pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Resultados: Os participantes demonstraram aprovação pelo sistema de classificação, mencionando aspectos positivos no desenvolvimento da ação pedagógica, tanto em relação ao trabalho do professor: melhor apresentação, organização e estruturação do conteúdo, maior variedade e diversidade de modalidades esportivas contempladas, ruptura do tradicionalismo ao tratar do conteúdo esporte na escola; como para a aprendizagem dos alunos: despertar do interesse e da curiosidade, aumento das possibilidades de aprendizagem e de proximidade das modalidades, identificação das características comuns e particularidades das modalidades pertencentes à mesma categoria de esporte. Conclusões: Verificou-se que a avaliação realizada pelos professores foi favorável ao modelo de classificação do esporte, levandoos a refletir acerca de possíveis reestruturações em suas práticas pedagógicas.

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