A Utilização do Conteúdo Jogos Como Estratégia Pedagógica Para Ensino dos Esportes Coletivos

Por: Gilberto Ramos Vieira e Rayelle Thais da Silva Lima.

Revista Brasileira do Esporte Coletivo - v.2 - n.2 - 2018

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.Resumo


No jogo existe um sentimento que transcende as variações fisiológicas, biológicas e físicas. É  por meio dessa atividade (jogo) que se afloram sentimentos de realização, prazer e de  contentamento, no qual fugimos da nossa realidade e criamos um mundo alternativo em meio   vivência do mesmo. Objetivo: Descrever algo pertinente a essa íntima relação entre o jogo e o esporte coletivo, para uma maior compreensão e utilização dessa ferramenta pedagógica, ajudando o professor de educação física a nortear seu caminho metodológico. Método: Se trata de uma revisão da literatura, na qual foram utilizadas as bases de dados do Scielo, Lilacs, Bireme e Google Scholar, para buscar artigos, livros e sites compreendidos  entre 2008 e 2018. Foram pesquisados os seguintes descritores: Jogos, Esporte, Educação  Física, Ensino e Estratégia Pedagógica. Resultados e discussão: Os JEC vêm sendo  utilizados como uma valiosa estratégia de ensino aplicada por diversos pesquisadores e  professores, de modo a subsidiar pedagogicamente o trato com o esporte. Conclusão: A  utilização dos jogos como estratégia metodológica para o ensino do esporte permite que os  participantes tomem ciência dos objetivos do jogo, desenvolvam e ampliem suas capacidades  écnicas e táticas, além de melhorar suas funções executivas. Por esses  motivos, percebemos uma maior utilização dos JEC pelos professores de educação física,  tendo em vista sua fácil compreensão, aplicabilidade, maior participação dos sujeitos e, assim, melhores resultados.

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Endereço: https://periodicos.ufpe.br/revistas/esportecoletivo/article/view/238025

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