A Utilização do Procedimento Metodológico Pelo Profissional de Educação Física nas Escolinhas de Futsal de Caxias do Sul

Por: B. M. Ventura, D. Busin, E. C. Kraemer, I. Z. Souza, J. J. Souza, K. G. Finger, M. A. Silva, M. C. Santos e O. S. Tairova.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

O profissional de Educação Física que trabalha na área do ensino de futsal tem grande influência no desenvolvimento do seu aluno tanto no aspecto físico e psicológico, como no emocional e social. Com isso, as abordagens de ensino têm recebido grande destaque na área e para que os objetivos sejam alcançados é necessário que o profissional realize um planejamento adequado. O presente trabalho teve por objetivo, verificar o procedimento metodológico adotado pelo profissional de Educação Física nas escolinhas de futsal de Caxias do Sul. Este estudo é de cunho qualitativo, descritivo e transversal. Participaram da pesquisa 21 profissionais de Educação Física formados e um habilitado pelo Conselho Regional de Educação Física - CREF de forma provisionada e todos estão atuando como professores/técnicos de futsal das escolinhas/equipes que participam das competições organizadas no município de Caxias do Sul. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com 10 perguntas e a observação de uma aula/treino desse participante. Os resultados indicaram que para 13 entrevistados a escolinha tem o papel de desenvolver formação social. Quanto aos seus planejamentos, houveram muitas divergências nas respostas, surgindo 15 unidades de significado, com maior destaque, 7 entrevistados responderam que realizam um planejamento anual. Para 81% dos entrevistados suas aulas se dividem em três momentos. Se profissional tem conhecimentos dos diferentes conteúdos e características para cada idade e/ou categoria, 68% dos entrevistados responderam que sim e quando questionados se é a partir desse conhecimento que os objetivos são estabelecidos, 81% dos entrevistados disseram que sim. A respeito das abordagens de ensino e métodos utilizados pelo profissional nas aulas nesse aspecto, diversas respostas diferentes dentre elas, 9 participantes citam o método global como de sua preferência. Para 59% dos entrevistados, a avaliação da aprendizagem ocorre apenas através da observação de treinos. Concluiu-se então, que a maioria dos profissionais que atuam nessa área se prepara para as aulas, buscando estruturar não apenas o seu treino mas também seu planejamento e métodos, havendo divergências na questão de como isso ocorre.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.